8 dúvidas sobre energia solar

Separamos as perguntas mais frequentes sobre sistema fotovoltaico, se tiver mais alguma dúvida, estamos a disposição.

#1 Como os painéis solares realmente funcionam?

Os painéis solares são feitos de materiais condutores altamente excitáveis. Quando os raios do sol atingem os painéis solares, a reação cria eletricidade de corrente contínua (CC).

Como a maioria dos lares e empresas usa corrente alternada (CA), a energia CC gerada por energia solar passará por um inversor para se tornar eletricidade CA. Então ele flui através da fiação da sua propriedade e se comporta exatamente como o poder que você tem usado toda a sua vida.

#2 A energia solar é confiável o suficiente para minha casa ou empresa?

A única vez que seus painéis solares param de gerar eletricidade é quando o sol não está fora. Isso significa à noite e durante os eclipses.

O sol é constante. Ele sobe e define muito rotineiramente. É mais previsível e confiável do que usinas elétricas, que muitas vezes sofrem interrupções milhares de vezes por ano.

#3 Os meus painéis solares irão gerar eletricidade durante dias nublados ou chuvosos? E quanto a noite?

Seus painéis solares não precisam de luz solar, por si só, para gerar eletricidade tanto quanto precisam de acesso direto e desobstruído aos raios UV do sol.

Da mesma forma que sua pele fica bronzeada quando está encoberta lá fora, seus painéis solares ainda geram eletricidade durante dias nublados ou chuvosos - eles simplesmente não produzem tanta energia quanto em dias claros.

#4 Os painéis solares são difíceis de manter?

Os painéis solares são mais fáceis de manter do que os sistemas de climatização, aparelhos e até mesmo o celular do seu estabelecimento. Isso porque os painéis solares têm zero partes móveis para quebrar.

O máximo que você terá que fazer para manter seus painéis solares é ter certeza de que eles estão livres de poeira, pólen, folhas e outros detritos. O que quer que esteja obstruindo seus painéis, contribuirá para uma produção de energia menos eficiente.

Você também precisará aparar galhos que possam ficar no caminho de seus painéis solares. Isso não é tão difícil, certo?

#5 Eu precisarei substituir meus painéis solares?

Os fabricantes solares respeitáveis ​​agora oferecem painéis solares com garantias que duram entre 20 e 30 anos.

Como os painéis solares são tão fáceis de manter e não têm partes móveis, eles vão continuar gerando energia para você em casa por tempo suficiente para ver um retorno considerável do seu investimento. Modelos mais recentes têm expectativa de vida útil de mais de 50 anos.

#6 A instalação de painéis solares danificará meu telhado?

Se qualquer coisa, os painéis solares protegerão seu telhado de danos e podem até mesmo manter sua casa mais fresca. Confira todas as diferentes opções de montagem solar que você pode escolher. Cada método tem como objetivo fazer o menor dano possível ao seu telhado.

#7 Os painéis solares aumentarão o valor da casa ou empresa?

Todo mundo gosta de economizar dinheiro e se sua casa ou empresa gera a própria energia, com certeza ela tera um valor maior que a concorrência.

#8 Como a energia solar beneficia o meio ambiente?

A energia solar é um recurso renovável, o que significa que há muito dela disponível gratuitamente. Nunca precisamos cavar carvão ou refinar outras fontes de energia tóxica apenas para manter as luzes acesas.

A energia solar reduz a sua emissão de carbono diminuindo as emissões de gases de efeito estufa (que contribuem para as mudanças climáticas). Como não produz poluição, significa também que teremos menos poluentes nocivos em nosso ar, terra e água.